Mensagem

". Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança. (Albert Einstein)."

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

6º ANO - EXERCÍCIOS SOBRE ECOLOGIA




1) Como se chama, em ecologia, um conjunto de seres da mesma espécie que vivem em um mesmo lugar?

2) Qual a diferença entre hábitat e nicho ecológico?

3) Qual o nome que se dá em ecologia ao conjunto de seres vivos que vivem numa lagoa ou numa floresta?

4) A onça e a capivara têm o mesmo nicho? Justifique sua resposta.

5) Os seres vivos dependem apenas de outros organismos para sobreviver? Explique.
6) Explique o que é ecossistema.

7) Explique o que é biosfera.

8) Organize os termos do mais simples para o mais abrangente: comunidade, população, biosfera, ecossistema, organismo.

26 comentários:

  1. professora de qual livro você tirou essas perguntas?
    meu filho vai ter prova dia 08/03/2010 e não tem todo o conteúdo! por favor responda

    ResponderExcluir
  2. Silvia amanha eu vo ter prova e eu faltei no dia dessa atividade e a minha professora nao feiz nada... Você tem as respostas...o livro que eu copiei na escola não tinha as resposta era o livro de Ciencias . Trabalhando as Ideias do capitulo pag 17

    ResponderExcluir
  3. Eu quero saber é das respostas e não das perguntas,Porque eu já tenho as perguntas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc quer tanto a resposta procura nao espere de mao beijada seu fougado vc tem que procura...

      Excluir
    2. Fato , O Mesmo comigo akii . Eu estou com o meu Livro e tem exatamente essas perguntas , mas se eu vim perquisar é pp eu quero a resposta nééh . :)

      Excluir
  4. professora eu queria que vc respondese a pergunta número 5 das questões acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R(5)= todos os organismos se relacionam estritamente ou não com outros organismos da natureza(relação biótica), porém se relacionam tbm com fatores abióticos (não-vivos)como: temperatura, luz ,água. etc.

      Excluir
  5. pofessora quero que respondese a pergunta numero 1

    ResponderExcluir
  6. eu quero a resposta nao a pergunta burra!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc esta achando que e pergunta burra fas perguntas melhores e responda...
      vc que e burro...

      Excluir
  7. Professora vc por favor fasça as perguntas e depois responda ela, se n n me adianta ndddd

    ResponderExcluir
  8. Vou responder de maneira bem simples.
    R(1) = População

    R(2) = Hábitat = meio (lugar) onde determinada espécie vive, seu "endereço". Por exmplo o hábitat do mico-leão- dourado é a mata atlântica. o termo nicho é o conjunto de atividades e comportamento exercidos por uma espécie como por exemplo, seu modo de vida, seu jeito de ser na natureza, como ela desempenha seu papel na natureza.

    R(3) = Comunidade (conjunto de seres de diferentes espécies que ocupam um mesmo ambiente)

    R(4)= A onça e a capivara possuem nichos ecológicos diferenciados em relação ao seu hábito alimentar (comportamento diferente). As onças são carnívoras e as capivaras são herbívoras.

    R(5)= todos os organismos se relacionam estritamente ou não com outros organismos da natureza(relação biótica), porém se relacionam tbm com fatores abióticos (não-vivos)como: temperatura, luz ,água. etc.

    R(6)= Ecossistema é uma unidade natural que compreende todas as interações dos seres vivos de uma comunidade, entre si e tbm com os fatores abióticos do ambiente (já exemplificado na resposta anterior).

    R(7)= Biosfera seria o conjunto de todos os ecossistemas do nosso planeta.

    R(8)= Organismo > População> comunidade> ecossistema> biosfera.

    Espero ter ajudado.

    Ass: fernanda Silva - Bióloga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela resposta espero que eu vá bem na prova...

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta me ajudou bastante nas atividades recebidas dentro da sala de aula.

      Excluir
    3. Ajudou bastante ate a pergunta 5 mas valeu a pena
      Muito obrigado...

      Excluir
  9. Respostas
    1. Se vc que tanto a resposta procura nao espere de mao beijada seu fougado...

      Excluir
  10. Não consegui entender a três não è o jacaré porque ele vive na água e na floresta?

    ResponderExcluir